Hospital Infantil Varela Santiago retoma cirurgias eletivas em Natal
06/09/2025
(Foto: Reprodução) Hospital Infantil Varela Santiago retoma cirurgias eletivas após suspensão em Natal
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
O Hospital Infantil Varela Santiago retomou parcialmente, nesta sexta-feira (5), alguns procedimentos cirúrgicos eletivos em Natal, mas as cirurgias pediátricas gerais seguem suspensas.
Mais de 90 procedimentos foram cancelados desde terça-feira (2) após a paralisação nas escalas médicas, motivada pela contratação de duas novas empresas para prestar serviços na rede pública de saúde da capital.
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
Segundo a direção, as especialidades de otorrino, ortopedia e neurocirurgia voltaram a ser realizadas. Um mutirão pretende atender as cirurgias canceladas na última semana.
O hospital é conveniado com a Prefeitura de Natal e recebe pacientes de todo o Rio Grande do Norte. A suspensão afetou famílias de várias cidades que têm a unidade como referência no atendimento infantil.
Clenilda Claudiana saiu de Nova Cruz para acompanhar o filho Caio, de 7 anos, no mutirão. “Ele é muito ansioso. Apesar de ele estar doente, tendo febre, o que a gente quer é que ele fique com uma boa qualidade de vida”, contou.
LEIA TAMBÉM
Entenda a mudança na contratação de médicos de Natal que causou suspensão de cirurgias e falhas em plantões
Falta de médicos causa suspensão de mais de 50 cirurgias no Hospital Infantil Varela Santiago em Natal
De acordo com o cirurgião otorrinolaringologista Hede Gurjão Gaspar, os atendimentos voltaram em mutirão. “Hoje nós retomamos aqui, pela manhã, temos sete cirurgias marcadas. Todo sábado, marcamos um mutirão de cirurgias para dar vencimento a essa carência da população”, disse.
O médico explicou que a suspensão foi consequência das mudanças na gestão dos contratos.
“Essa incerteza de se saber quem ia gerir esses repasses, esses honorários de toda a equipe médica que o município repassa, ficou essa incerteza e foi resolvido ter uma certa parada para a coisa voltar a funcionar normalmente”, afirmou.
Neste sábado (6), sete cirurgias foram realizadas. Entre os pacientes estava Gabriele Sofia, de 4 anos. A mãe, Thalita Lima Freire, acompanhou o procedimento. “Eu marquei a cirurgia dela dia 26, e hoje já tô aqui pra ela fazer o procedimento. Eu tô só esperando entrar pra dar tudo certo”, disse.
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN